SINOPSE E ARGUMENTO



SINOPSE
Longa metragem para exibição em salas de cinema sobre a poeta, escritora e dramaturga Hilda Hilst, paulista nascida em Jaú em 21 de abril de 1930 e falecida em Campinas a 4 de fevereiro de 2004, considerada pela crítica especializada como uma das mais importantes vozes da língua portuguesa do século XX. Através do uso de arquivos pessoais de som e imagem, entrevistas, encontros e intervenções ficcionais iremos buscar a memória e a presença de Hilda Hilst em seu cotidiano na Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas. 


ARGUMENTO
Hilda, falecida em 2004, volta para sua casa e convida amigos, intelectuais, poetas e pensadores para um encontro cujo objetivo é estabelecer contato entre vivos e mortos, passado e presente, realidade e ficção, material e imaterial. Hilda é representada por uma atriz mas sua voz é original, extraída de registros sonoros do acervo inédito de suas experiências de contato com pessoas já falecidas. Invertendo a situação original destes arquivos, aqui a voz de Hilda busca contato com os vivos. Neste encontro também estarão presentes personagens e cenas de sua obra. O filme avança na medida em que estas diferentes realidades entram em contato e nos deixam entrever "o espirito da coisa", conceito central do pensamento hilstiano.

A narrativa do filme será elaborada de forma não-linear, a partir da sobreposição de realidades, seguindo a lógica do universo hilstiano.




O filme contará com diferentes estilos narrativos, a seguir:


DOCUMENTÁRIO
Cada convidado será levado à residência da escritora por um motorista e neste caminho nos será dado um depoimento. A partir do momento em que entra na Casa do Sol, a pessoa entrará em contato com a vida e obra de Hilda, e com as outras pessoas presentes. Serão convidados a participar do filme amigos e familiares da poeta, como a escritora Lygia Fagundes Telles, o fotógrafo Fernando Lemos, a artista plástica Olga Bilenky, o ex-marido Dante Casarini, o artista plástico Jurandy Valença, os críticos literários Cláudio Willer e Edson da Costa Duarte, o poeta e tradutor Álvaro Faleiros, o caseiro Chico, a jornalista Maria Luiza Mendes Furia, e outros nomes importantes. Serão igualmente convidados a participar do filme personalidades que tratam temas caros à escritora, como por exemplo o filósofo Juliano Pessanha, os poetas Mariana Ianelli e Contador Borges, o neurocientista Miguel Nicolelis, a crítica literária Eliane Robert Moraes.


INSTALAÇÕES EVOCATIVAS

Os arquivos de som e imagem serão mostrados no filme através de instalações audiovisuais, como por exemplo projeções em fumaça e criação de paisagens sonoras.

LITERATURA
Cenas importantes de sua obra serão interpretadas em lugares específicos da casa, como se os personagens morassem no local onde foram criados.

FICÇÃO

Hilda Hilst, interpretada pela atriz Luciana Domschke, reaparece em sua casa e busca interagir com os convidados, embora nem todos notem sua presença. A voz da atriz é a voz de Hilda, extraída dos arquivos sonoros das experiências em que buscava contato com pessoas já falecidas.